quinta-feira, 16 de abril de 2009

Profiteroles


Ingredientes:
1,5 dl de leite
1,5 dl de água
1 colher de sopa de banha
sal q.b.
1 casca de limão
150 g de farinha
4 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
manteiga para untar

Recheio:
creme de pasteleiro ou outro a gosto

Decoração(Ganache):
1 pacote de natas
1 tablete de chocolate de culiária


Num tacho leva-se ao lume o leite com a água, a banha, o sal e a casca de limão. Quando levantar fervura, junta-se a farinha de uma só vez e mexe-se energicamente. Retira-se do lume e continua-se a mexer até a massa descolar do tacho. Deixa-se arrefecer e elimina-se a casca de limão.
De seguida acrecenta-se os ovos, um a um e amassando bem entre cada adição.
Retira-se pequenas colheradas de massa e moldam-se em bolas, colocam-se essas bolas num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha guardando alguma distância entre elas.
As bolas de massa devem ficar pequenas porque a massa cresce muito e por isso mesmo é importante o espaço para não se colarem.
Enquanto estão no forno faz-se o creme de pasteleiro e reserva-se.
Eu recheei os profiteroles com a ajuda de uma seringa de decoração, foi muito práctico.
Depois de todos recheados colocam-se num prato e rega-se com o ganache que foi feito préviamente. Coloca-se o pacote de natas com o chocolate partido em pedaços numa tijela refractária e vai ao microondas durante um minuto, depois retira-se e mexe-se energicamente para ficar hómogeneo.
Fazer isto foi uma aventura, decidi fazer isto para o aniversário da sogra, ela ia ter visitas, mas nesse dia acordei com quebras de tensão não tinha força para me mexer quanto mais bater a massa energicamente, lá tive que chatear o homem, foi um riso. Ele ajudou mas foi um papelinho.. não fosse ele um cómico por natureza e um leigo na cozinha.. a repetir sem dúvida mas para a próxima tenho que colocar açúcar na massa, eles queixaram-se que era um pouco azedo ...hihihihi..

4 comentários:

  1. que bons miga!!!!!!!!!!!!!!!! tenho de voltar a fazer os meus tb :D mas mais daki por uns tempos k agora com a páscoa ainda ca tenho bolitos e n csg despachar td lololol

    ResponderEliminar
  2. Que delícia amiga!!!!!!!!!!
    Adorei :)
    beijitos

    ResponderEliminar
  3. Ai linda, se tu soubesses o quanto gosto deste docinho......
    Adoro, adoro, é uma coisa que n sei explicar. Comia um pratão inteiro deles.
    Ficaram lindos

    ResponderEliminar
  4. Que lindos Profiteroles,ai está uma sobremesa que nunca fiz.descobri por acaso este teu cantinho gostei do vi e vou voltar.visita meu cantinho.!!



    bjs

    ResponderEliminar

Benvindos!..
Obrigada pelo comentário..sou curiosa.. e vou gostar de saber o que pensam das minhas coisinhas.
Beijocas